Como atrair clientes para corretoras de seguros

Entenda porque sua corretora de seguros deve colocar em prática estratégias de marketing “boca a boca” para atrair clientes.

Como atrair clientes para corretoras de seguros? Uma boa corretora de seguros se propaga pelo marketing de referência e pode obter leads de qualidade potencializando o popular “boca a boca”. Você descobre que o cliente está satisfeito quando ele se mantém ativo em sua carteira, mas a real comprovação de um cliente fiel se dá pela indicação da corretora ao seu círculo de amizades e ambiente familiar. Um dos principais objetivos de marketing do corretor de seguros é afirmar que seus clientes o recomendam com frequência. Agora, como incentivar o “fale bem de mim”?

Hoje, o corretor de seguros que faz campanha na internet contrata uma assessoria para trazer leads que não necessariamente viram negócios. Por outro lado, quando ele recebe uma indicação, já é um lead de qualidade e com maior taxa de conversão, pois um cliente feliz e bem atendido certamente falou bem de sua corretora. Em média, a conversão de leads boca a boca em vendas supera os 20%, enquanto Facebook está abaixo de 1% e Google AdWords tem conversão de 2,4%, de acordo com estudo da WordStream. Se o corretor fizer um bom trabalho de relacionamento com a carteira de segurados, incentivando as indicações, vai ter excelentes resultados.

Vamos colocar em prática algumas dicas de como atrair clientes por meio de indicações.

Não deixe para fazer contato apenas na renovação

Seu cliente sabe quem é você? E o que você vende?

As pessoas buscam serviços e produtos, negociam condições e custos, mas nunca chegam sequer a questionar em comprar algo se não confiam. No entanto, quando falamos em seguros, ainda existe a crença de que as pessoas compram pensando em não usar. Ocorre que nem sempre há sinistro, então a percepção de valor fica prejudicada e muita gente acaba achando que “gastou dinheiro à toa”. Se o corretor não estiver presente na vida do segurado, ao longo do ano do contrato, esse cliente não cria nenhum laço de confiança e pode deixá-lo. Por isso, ter uma estratégia de fidelidade é fundamental para que sua corretora não caia no esquecimento e consiga atrair clientes por meio da indicação. Comece já:

  • Como: puxar assunto pode não ser fácil com um estranho, mas, quando trata-se de um cliente, o corretor deve ter muitas informações a favor. Não precisa de uma ocorrência para acompanhar de perto tudo que diz respeito ao segurado e reforçar a confiança. A verdade é que há muita dificuldade em vender outros produtos para os clientes quando esse relacionamento não está estabelecido. Você conhece o seu cliente? Ter informações sobre ele é fundamental. Se não tem, comece a construir agora.
  • Quando: para conquistar a confiança, o corretor não pode deixar o segurado de lado após a contratação do serviço. Fidelizar exige como maior investimento o tempo. Uma das formas de otimizá-lo é pensar em benefícios que dizem “você é importante para nós”. Lembre-se: mais do que nunca a experiência do consumidor com sua marca determina se ele permanece ou não. Em um setor competitivo como o de corretagem, qual é o seu diferencial? Falamos mais sobre incentivo e reconhecimento a seguir.

Use o reconhecimento para atrair clientes

Muitas vezes, as pessoas querem contratar um seguro e não sabem a quem recorrer. Entre buscar na web, consultar o banco ou ainda encontrar um corretor, as pessoas acabam contratando o mais conveniente no momento. Quando o corretor estimula a indicação, ele se torna a primeira opção. Um cliente satisfeito tem potencial para indicar até cinco amigos e, com um incentivo, esse número tende a multiplicar. Seguimos aqui o pensamento de Aaron Ross, autor do best-seller “A Receita Previsível”, que diz para encontrar influenciadores (clientes) dentro da própria empresa.

As pessoas procuram indicações de amigos, seja para um restaurante, um produto, como também gostam de compartilhar o que recomendam. Nós não queremos arriscar e, por isso, buscamos referências. E essa é uma dica valiosa, que parece óbvia, mas ainda é negligenciada: esteja presente na memória de seu segurado. Se ele lembrar de você, certamente vai recomendá-lo. Nesse sentido, há algumas empresas que até oferecem benefícios para as pessoas comentarem sobre um produto. Falar bem da sua corretora nas redes sociais, hoje, é um dos melhores ibopes para atrair clientes. O que nos lembra que programa de fidelidade é uma poderosa arma no marketing de relacionamento.

Alguns dados que corroboram com o que defendemos aqui:

atrair clientes com marketing boca a boca
92% dos consumidores confiam nas indicações de amigos, aponta pesquisa Nielsen.

Brindes? Descontos na renovação? 

Quando um cliente traz uma indicação para sua corretora, o que você faz?

A) Compra um brinde como forma de agradecimento
B) Dá desconto na renovação
C) Nada

Pois bem, nenhuma das alternativas colabora de fato para sua corretora criar fidelidade com o seu cliente. Para aumentar a frequência de indicações é necessário mostrar aos clientes vantagens em permanecer nesse relacionamento com a corretora. Atrair clientes para corretoras de seguros não é fácil, exige dedicação, mas o resultado é mensurável.

O corretor pode fazer isso nas redes sociais, criar campanhas de indicação por e-mail, WhatsApp e ainda por telefone. Um detalhe: essa estratégia não pode ser promocional. Para ter o efeito de fidelidade precisa de constância. O melhor de tudo é que hoje – com as novas tecnologias – essa estratégia dá um salto para a inovação no mercado de corretagem e já é realidade com insurtechs focadas em atrair clientes com plataforma de indicação.

Leia também: tecnologia de baixo custo para corretoras

Invista em estratégias de ponta a ponta

Falamos mais acima que é fundamental conhecer os seus clientes para não perder oportunidades de fazer cross-selling. Ser recomendado pelo cliente é a ponta final de algumas estratégias bem aplicadas. E vamos compartilhar com você, sem segredos, como fazer isso de ponta a ponta com as 4 táticas para sua corretora faturar mais. Baixe GRATUITAMENTE o material.

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