Como engajar seus clientes nas redes sociais?

Há pouco tempo atrás, alguém te falou que era importante para sua corretora criar um perfil no Facebook e/ou Instagram para você se conectar com seus clientes nas redes sociais. Você criou, começou a postar e conquistou seus primeiros seguidores!

Mas percebeu que, com o passar do tempo, a quantidade de pessoas que viam seus post e interagiam com a sua página foi diminuindo.

Aí te falaram que, além de postar, era muito importante fazer com que as pessoas engajassem com o seu conteúdo. Mas ninguém te falou COMO engajar seus clientes nas redes sociais, não é mesmo?

Neste post tentaremos te ajudar a aumentar a visibilidade das suas publicações nas redes sociais e aumentar o engajamento do seu público.

Quem não é visto, não é lembrado! (e também não recebe curtidas)

Você sabia que os primeiros 30 minutos de uma publicação são importantíssimos para estimular os algoritmos do Facebook e do Instagram e aumentar a visualização do seu post?

Os algoritmos são “robôs” responsáveis pela distribuição do seu post nas redes sociais e eles analisam diversos indicadores para decidir se irão mostrar o seu conteúdo ou não para os seus seguidores, sem você precisar pagar por isso.

Sim, pode parecer estranho mas a verdade é que: mesmo tendo 10 mil seguidores na sua página no Facebook, Mark Zuckberg só permite que apenas 5% dessa audiência que você conquistou seja impactada. Ou seja, se você tiver 10 mil seguidores, seu post só vai aparecer gratuitamente para apenas 500 seguidores. Se você pagar e impulsionar seu post, você conseguirá ser visto por mais pessoas, mas isso é assunto para outro post 😉

Então, se você quiser aumentar a visibilidade do seu conteúdo, nossas primeiras dica são:

  • poste nos dias e horas certas: descubra quando seus  clientes, funcionários, amigos e parentes estão on-line
  • avise todo mundo que tem post novo no ar
  • peça para todo mundo curtir, compartilhar ou comentar 

Se ninguém se envolver com a sua publicação nesse primeiros 30 minutos, todo o seu trabalho de desenvolver um conteúdo relevante e interessante para o seu cliente “vai morrendo” e perdendo a relevância para o algoritmo.

Sem as interações (interações = curtidas, compartilhamentos, comentários, salvamentos e envio de mensagens particulares), o “robô” vai entender que seu conteúdo é chato ou não tem valor para sua audiência e diminuirá cada vez mais a exibição dele até que ele deixe de aparecer para as pessoas que te seguem.

Dicas de ouro de como engajar seus clientes nas redes sociais ainda hoje!

Uma dica que costuma funcionar muito bem com a maioria dos corretores é começar a engajar as pessoas mais próximas (equipe, amigos, familiares, clientes mais antigos) pra depois tentar engajar as pessoas mais distantes (fornecedores, parceiros, clientes novos e potencias clientes), numa “espiral” de dentro para fora.

Então, o que você pode FAZER HOJE para aumentar o engajamento nas suas redes sociais?

  1. Avise sua equipe, seus amigos, familiares e até mesmo um pequeno grupo de clientes mais antigos e próximos da sua corretora toda vez que tiver um post novo nas suas redes sociais! 
  2. Perca a vergonha e peça a ajuda deles! Lembre-se: são aqueles que já te conhecem e que gostam do seu trabalho que serão os seus promotores nas redes sociais! 

Se você não se sentir à vontade de fazer essas 2 dicas toda vez que tiver um post novo, comece devagar. Avise e peça a ajuda deles 1x por semana, 1x a cada 15 dias. Começando assim, você não sentirá tão invasivo e estará mostrando a eles que está se empenhando em fazer alguma coisa diferente na sua corretora.

Com o passar do tempo, eles perceberão seu empenho e começarão a interagir com você e a sua corretora sem você pedir! Funciona mesmo, pode acreditar!

Mas o seu conteúdo nas redes sociais realmente engaja a sua audiência?

Nesta última dica, precisamos falar sobre a importância de gerar conteúdo de qualidade para manter seu engajamento alto e por muito tempo. Afinal de contas, você não quer ficar pedindo a ajuda dos seus conhecidos e clientes para sempre, não é mesmo?

No início, mesmo se o seu conteúdo não for muito interessante, as pessoas próximas vão curtir, compartilhar e comentar pra te ajudar. 

Mas com o passar do tempo, se o seu conteúdo não despertar a curiosidade delas ou entregar alguma informação que seja relevante para elas, elas deixarão de interagir com você e você perderá todo aquele seu trabalho inicial. Não deixe isso acontecer!

Sendo assim, se você começar a perceber que o desempenho do seu conteúdo está diminuindo, faça essa pergunta pra você mesmo e seja o mais honesto possível: “eu iria curtir, comentar ou compartilhar esse post se ele aparecesse no meu Facebook ou Instagram?”

Se você não gostar da sua própria resposta, é um sinal bem claro de que está na hora de rever seu posicionamento nas redes sociais. 

Engajar seus clientes nas redes sociais é uma tarefa impossível?

Não, não é! Mas é muito comum os corretores acharem que só o simples ato de postar nas redes sociais vai trazer leads para a corretora. Até alguns anos atrás, isso até podia acontecer porque eram poucas corretoras que tinham perfis nas redes sociais e quem tinha, se destacava facilmente.

Mas hoje, a realidade é outra.

Ter um perfil nas redes sociais hoje demanda muito mais tempo, energia e planejamento do que antigamente. Não dá mais pra postar 1 imagem ou vídeo a cada 15, 30 dias, achar que isso é suficiente e ainda esperar chuvas de likes pela sua simples presença nas redes sociais.

Descobrir como engajar seus clientes nas redes sociais é um grande desafio que muitos corretores estão encarando de frente com muita coragem e criatividade, afinal se reinventar, “dar a cara a tapa” e se expor fazendo diferente dos seus concorrentes, não é pra qualquer um!

Mas você e a sua corretora precisam tentar! 

Ou vocês ficarão só assistindo seus concorrentes fazerem tudo isso, ganhando a atenção dos seus clientes a cada dia que passa?

Não deixe pra amanhã e comece a mudar sua presença digital hoje

Deixe uma resposta