Inovação nas corretoras de seguros: como convencer sua equipe e sócios de que chegou a hora de se atualizar?

Muitos corretores de seguros já perceberam que a busca pela inovação nas corretoras de seguros é um caminho sem volta.

E que precisam começar HOJE.

Os motivos são os mais variados: crescimento da concorrência (lojas varejistas, bancos e até lotéricas), entrada de empresas de tecnologia no mercado, pandemia e distanciamento social, transformação digital das relações de trabalho ou o simples desejo de crescer e evoluir.

Mas e quando o desejo de inovar não é compartilhado por todos na corretora?

É uma triste constatação, mas em algumas corretoras, o desejo de inovar não é compartilhado por todos.

Algumas pessoas não gostam de mudanças e até argumentam contra. Preferem manter a tradição a “mexer em time que está ganhando”.

Se você está passando por uma situação parecida com essa na sua corretora de seguros, esse texto é pra você.

Quais são os sinais que a sua corretora de seguros precisa inovar?

O mais óbvio é quando você começa a perder negócios.

Seja por causa dos processos demorados ou pela falta de ferramentas digitais, se você tem a sensação que sua produtividade está menor do que a do seu concorrente, isto pode ser um alerta!

Responda com sinceridade: você já perdeu alguma oportunidade de negócios por que:

  • você não conseguiu ir a uma reunião do outro lado da cidade?
  • você demorou pra enviar uma cotação?
  • você não viu ou esqueceu de responder uma mensagem no Whatsapp, Messenger, e-mail, chat ou qualquer outro meio eletrônico?
  • você não conseguiu digitalizar uma proposta/contrato e enviar para o cliente que mora ou trabalha longe da sua corretora assinar?

Se você desconfia que algumas dessas situações estão acontecendo na sua corretora, pode ser a hora de rever algumas coisas.

Inovação nas corretoras de seguros: é algo mirabolante ou é algo que qualquer corretora pode fazer?

Depende do que você entende por “inovação”.

Algumas pessoas acham que inovação é sair comprando equipamentos ou sistemas, contratando jovens recém-formados que entendem tudo de tecnologia, jogar fora tudo e todos que forem velhos ou considerados ultrapassados para começar a ter ideias “fora da caixinha” e que tudo isso vai resolver os seus problemas do dia pra noite.

Mas isso não reflete o que é inovação para o Cliente Agente.

Para nós, inovação nas corretoras de seguros é:

Explorar com sucesso novas ideias que produzem resultados econômicos positivos, modificando antigos costumes e que podem (ou não) utilizar tecnologia.

Então, corretor de seguros, precisamos descontruir essa ideia pré-concebida e precipitada de que inovação nas corretoras de seguros é algo mirabolante e que não é acessível a todos!

Por onde começar a inovação nas  corretoras de seguros?

Vários corretores de seguros já notaram que a primeira coisa que devem fazer é CONVENCER AS PESSOAS A MUDAREM SEUS COMPORTAMENTOS.

Essa mudança comportamental é o começo de tudo.

Primeiro, deve-se mudar as mentes e depois, os processos.

“É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos.”

Rudolf Dreikurs

Inovar pra quê? O que a sua corretora vai ganhar se começar hoje?

Não adianta você e a sua equipe mudarem seus comportamentos pra começarem a inovar se vocês não sabem O QUE querem fazer e PRA QUÊ.

Então, é fundamental ter objetivos bem definidos para buscar o engajamento de todos os envolvidos antes de investir tempo, energia e dinheiro.

Conheça 4 tipos de inovações que podem ser aplicadas a qualquer corretora de seguros:

  • Inovações pontuais em processos específicos: são ações exclusivas para melhorar processos já existentes.

Por exemplo:

Problema a ser resolvido: diminuir o tempo de venda de um produto

Solução proposta: reestruturar o funil de vendas (adicionar, retirar, digitalizar etapas)

Vantagem: ao repensar e aperfeiçoar seu processo de vendas, você perceberá que poderia dedicar mais tempo ao seu cliente se diminuir o tempo que você gasta com burocracias e papeladas desnecessárias, que podem ser excluídas ou digitalizadas neste processo. E esse tempo que você destina a conhecer melhor o seu cliente, provavelmente fará você vender mais de um produto pra ele, pois você irá oferecer soluções que ele realmente precisa.

  • Inovações pontuais em áreas específicas: são ações novas, focadas em solucionar um determinado problema. Essas ações conseguem coexistir paralelamente com a estrutura atual do seu negócio.

Por exemplo:

Problema a ser resolvido: baixa produtividade de vendas

Solução proposta: implantar um canal de atendimento online

Vantagem: não exclui ou diminui a necessidade de se ter um vendedor. Pelo contrário, o vendedor será mantido, só que ele receberá mais pedidos de cotações, tendo maior probabilidade de novos fechamentos. Desse modo, aumenta-se a produtividade na corretora sem a necessidade de aumentar o quadro de funcionários.

  • Inovações de baixo impacto na sua estrutura: são ações de melhorias de processos já existentes e não necessitam de uma mudança brusca ou mais abrangente.

Por exemplo:

Problema a ser resolvido: melhorias no processo de relacionamento com os clientes

Solução proposta: desenvolver um planejamento de comunicação e marketing

– Vantagem: provavelmente, a sua corretora já se comunica com os clientes de alguma maneira, não é mesmo? Mas com a correria do dia a dia, essa  atividade de manutenção da carteira de clientes acaba ficando em 2º plano e prejudica sua taxa de renovação, porque seus clientes se sentem “abandonados” por você. E o pior, eles podem pensar que você só lembra deles na hora da renovação. Então, ter um planejamento de comunicação e marketing consistente vai ajudar a sua corretora a ter melhores taxas de renovação a médio e longo prazo, além de melhorar a percepção que o seu cliente tem de você e da sua corretora.

  • Inovações de alto impacto na sua estrutura: são mudanças que envolvem várias áreas de um negócio.

Por exemplo:

Problema a ser resolvido: a adição de um novo produto no portfólio.

– Solução proposta: realizar treinamentos nos departamento de vendas, de pós-venda e de marketing além de desenvolver novos processos internos

Vantagem: oferecer um novo produto aumenta pode aumentar rapidamente a entrada de receita para sua corretora. Mesmo sem conhecer muito sobre o novo produto, você conseguirá fazer suas primeiras vendas. Mas, com o decorrer do tempo, se você não participa dos treinamentos de atualização das seguradoras ou não adapta seus processos para conseguir absorver o aumento da demanda, você não consegue acompanhar o ritmo e perde produtividade. Nesse momento de reorganização, provavelmente você irá rever seus processos, pesquisará sobre novas ferramentas de gestão para ser mais eficiente e aumentar sua produtividade, ganhando mais estrutura para absorver outros produtos no futuro.

Comece a mudar seu comportamento hoje!

A esta altura, você já deve ter entendido que convencer seus sócios ou a sua equipe a inovar não é uma tarefa fácil.

Infelizmente, você vai se deparar com muita gente que prefere deixar as coisas como estão.

Até que um dia, elas vão olhar pra trás e finalmente perceber que a corretora parou no tempo e não conseguiu acompanhar as mudanças no mercado.

Então, agora que você sabe que esta mudança de comportamento começa em você, que leva tempo e que precisa de muita energia e dedicação para que ela ocorra, você vai deixar pra começar amanhã?!

Comece HOJE! Aqui tem algumas dicas pra você começar a modernizar sua corretora com nenhum (ou quase nenhum investimento).

Lembre-se: enquanto você dorme, seu concorrente está pensando em como se diferenciar e oferecer algo novo pro seu cliente.

Está sem inspiração? Comece pesquisando o que outras corretoras estão fazendo!

Você não precisa reinventar a roda!

Mas veja bem, não estamos falando pra você copiar o que seu concorrente está fazendo!

É pra você se inspirar e adaptar o que deu certo pra ele pra realidade da sua corretora!

E o que não falta são casos de sucesso onde a inovação nas corretoras de seguros trouxe mudanças de postura, na maneira de vender, na maneira de se relacionar com seus clientes, na maneira como organizam seus procedimentos…

Como fazemos no Cliente Agente?

Aqui na startup, nossa missão é fazer com que nossos clientes tenham sucesso em suas jornadas como corretores de seguros.

E esse objetivo guia TODAS as nossas atividades.

Se o nosso cliente não tiver sucesso, ele não estará satisfeito. Se ele não estiver satisfeito, ele não nos indicará. Se ele não nos indicar, a empresa não cresce.

Simples assim.

Estamos constantemente inovando e investindo em novos produtos, em novas funcionalidades, em novos jeitos de fazer nossas atividades cotidianas para levar inovação nas corretoras de seguros de todo o país!

Fique ligado(a) que em breve teremos novidades!

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