Marketing Digital para Corretoras de Seguros: faço eu mesmo ou contrato uma agência?

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Marketing Digital para Corretoras de Seguros: é melhor terceirizar ou fazer eu mesmo?

Essa é uma dúvida comum entre os Corretores de Seguros e que o CEO do Cliente Agente – Kleber de Paula – costuma responder em particular.

E para ajudar mais gente que tem esse questionamento, vamos compartilhar a resposta dele neste artigo.

Quais são os cenários que os Corretores encontram quando decidem investir no Marketing Digital para Corretoras de Seguros?

Contratar uma agência ou fazer você mesmo, as duas opções podem funcionar. No entanto, alguns cenários merecem uma atenção extra.

Cenário #1: às vezes, a agência nunca tive uma Corretora de Seguros como cliente e não compreende como funciona o Mercado de Seguros.

Consequência: o Corretor gastará muito tempo explicando como funcionam os serviços oferecidos e as particularidades do ramo.

Cenário #2: às vezes, a agência é especializada na área de Seguros e já tem outras Corretoras como clientes.

Consequência: as chances da sua comunicação e marketing ficarem parecidos com a de seus concorrentes é grande.

Cenário #3: ao optar por fazer você mesmo, a sua comunicação terá a personalidade da sua Corretora.

Consequência: será necessário se dedicar e estudar as melhores práticas em diferentes áreas do Marketing Digital (redes sociais, anúncios no Google, e-mail marketing, inbound marketing, geração de leads, entre outras)

O que o Corretor deve levar em consideração para tomar essa decisão?

Kleber destaca que essa escolha sempre dependerá do seu objetivo. E ressalta a importância de fazer uma autoanálise, respondendo com sinceridade:

Por que você é corretor? Por que seus clientes devem te escolher?

Perceba como grande marcas, que fizeram e fazem a diferença no nosso dia a dia, possuem um propósito claro desde o início.

O tempo da “panfletagem” nas redes sociais está chegando ao fim

Em outras palavras, vai se destacar quem tiver diferenciais claros, uma boa história pra contar e clareza de quem é seu público.

Kleber compartilha sua experiência com o Grupo FBN:

Já fiz as duas coisas, já contratei agência e já fiz in house (dentro da própria Corretora). E no final, dar o tom sempre coube a mim mesmo.

Para o CEO, é preferível delegar funções operacionais e dar atenção ao Marketing Digital, ao menos no começo.

Sentir na pele os desafios e conhecer os principais “gargalos” do Marketing Digital para Corretoras de Seguros será muito útil caso você venha a contratar uma agência no futuro

É complicado comprar qualquer serviço sem ter um conhecimento mínimo do assunto, não é mesmo?

É como ir ao açougue comprar carne e não saber para quantas pessoas você vai cozinhar ou qual a forma escolhida.

Conselhos para quem está começando o Marketing Digital para Corretoras de Seguros

O Marketing Digital para Corretoras de Seguros pode e deve ser orientado por métricas.

Assim como o ramo de Seguros tem um vocabulário técnico próprio, o Marketing Digital também possui um vasto vocabulário a ser assimilado pelos Corretores e essa tarefa não pode simplesmente ser “entregue nas mãos da agência”.

É preciso definir os objetivos (gerar leads, diminuir o CAC), definir uma verba (budget), especificar o público a ser atingido (target)…

Não é possível “sair cotando” sem saber o que se pretende alcançar.

É comum ver muitos Corretores perdidos com o tema. Muitos acham que contratar uma agência vai resolver o problema, que é possível delegar 100% da comunicação de seu negócio.

No entanto, saber comunicar o que você faz de diferente na vida das pessoas é o que vai te promover!

Por isso, Kleber aconselha começar de dentro pra fora.

Quando a autoanálise é bem feita, você conhece bem a sua equipe e conhece os atuais clientes, você tem a possibilidade de descobrir o porquê deles estarem com você! 

E o motivo deles pode ser o motivação de muitos outros! 😉

Então, independentemente se você vai contratar ou se vai fazer você mesmo, a única certeza é: você vai precisar planejar!

Não delegue este etapa a ninguém que o sucesso é garantido!

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