6 dicas de “Como dar um bom feedback para seus colaboradores”

6 dicas de “Como dar um bom feedback para seus colaboradores”

Escrito pelo CEO da Cliente Agente, Kleber de Paula.

O mundo tem passado por mudanças drásticas ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito aos elementos que compõem um ambiente organizacional unido, forte e produtivo. No ambiente profissional moderno, um desses principais elementos, é o relacionamento entre gestores e colaboradores.

Times mais unidos são sempre mais eficazes, a construção desse tipo de relação está intimamente ligada a como dar um bom feedback aos colaboradores em busca de excelência, em termos de produtividade e de desenvolvimento pessoal.

Continue conosco e confira  algumas importantes práticas sobre como dar um bom feedback às pessoas que trabalham ao seu lado, como construir relações e negócios de sucesso.

1. Reserve momentos individuais com o time

Embora alguns gestores também optem pelo feedback em grupo, fazê-lo de forma individual é a primeira iniciativa que deve ser adotada, para alinhar uma estratégia efetiva, relacionada a gestão de equipe e coleta de feedback. Estes momentos inspiram confidencialidade e transparência por parte das pessoas, além de fornecer uma visão clara da situação de cada um, trabalha também o estímulo e facilita o processo de entendimento dos feedbacks.

Conhecer cada um do time, dá ao líder subsídio para desenvolver todos, com base em suas particularidades e características. Permite saber como sua equipe se relaciona no mesmo tempo em que estimula uma proximidade com o outro.

2. Adote os feedbacks pontuais e contínuos

Muitos gestores ainda preferem o bom e velho feedback periódico, ou seja, quando acontece uma vez por mês ou a cada quinzena. Um feedback de forma  contínua pode trazer diversos benefícios ao time para promover a produtividade de todos.

Independentemente de qual cargo estiver ocupando, se você acabar de sair de uma reunião com um feedback do cliente acerca de uma determinada situação, não aguarde até a grande reunião mensal para compartilhar com o seu líder ou colaborador. Peça alguns minutos a ele, reserve uma sala ou puxe a cadeira e compartilhe.

Vale reforçar que é essencial avaliar o estado emocional do seu colaborador, após qualquer evento, antes de dar o seu feedback, afinal, dependendo de como estarão os ânimos, pode ser mais produtivo transmitir o feedback quando tudo estiver mais tranquilo.

3. Comunique-se bem e use a abordagem certa para cada pessoa

No mundo atual, a comunicação é um fator vital para bons relacionamentos, sejam comerciais ou pessoais, e pode ser tanto o problema, quanto a solução.

Pessoas são substituíveis e diferentes umas das outras, a cada qual responde melhor a uma determinada abordagem de comunicação e linguagem. Dessa forma, o entendimento do feedback, está ligado diretamente à forma como você fala com as pessoas.

A importância de conhecer bem os colaboradores: determinará um tom de voz, tipo de abordagem e “pauta” ideal para cada um, que envolve questões como decidir se o feedback negativo ou positivo deve vir primeiro, como propor um desafio, como mensurar uma meta, entre outros.

4. Seja transparente e mostre os fatos de forma compreensiva

Além da comunicação assertiva com cada colaborador, existe um outro fator: a transparência e a riqueza de informações em cada um dos feedbacks. Sinceridade e fatos são essenciais para a compreensão da situação por parte de todos.

Quando você for transmitir um feedback, apresente sempre de forma cordial, argumentos, avaliações e fatos para sustentar a sua síntese. De forma que fique evidentee ao colaborador, suas atuações conforme o seu feedback.

É importante salientar que deve ser considerado o comportamento a longo prazo do colaborador, para que o feedback faça ainda mais sentido. Estas práticas, além de facilitar a compreensão com clareza, estimula o fortalecimento da relação com cada um do time.

5. Complemente seus feedbacks com desafios

Chegamos a um dos mais importantes elementos do sucesso e da produtividade pessoal, vale para um time o que o coração é para todos nós: o desafio. Através dos desafios, nos mantemos vivos, e estimulados a buscar algo mais é a chave para manter todos os seus colaboradores em desenvolvimento contínuo.

Sempre que você for retornar algum tipo de feedback, procure trazer um desafio junto. Não faz diferença se irá dizer sobre sucesso ou sobre algum problema, ou se o desafio é pequeno  ou a um grande projeto. O importante é que todos fiquem bem longe da zona de conforto, e que sempre busquem além.

Entretanto, para que os desafios sejam atingidos, precisam estar claros e, sobretudo, mensuráveis. Com estas duas características empregadas, o líder pode acompanhar a evolução das pessoas, conseguindo corrigir pontos ao longo do trajeto, e verificar se houve melhora.

6. Mantenha-se sensível às pessoas e se coloque no lugar delas

A máxima que “um dos grandes problemas da comunicação, é que nós escutamos para responder, e não para entender” vai fazer ainda mais sentido agora. Entre as habilidades que um líder precisa ter, é a possibilidade de se colocar no lugar dos seus influenciados, com um propósito de desenvolvê-los.

Sem a compreensão dos pontos fortes, pontos de atenção, dores, necessidades, motivações por trás das ações e pontos de vista de cada colaborador do time, é impossível entendê-los e fazê-los crescer.

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