Corretor não é para sempre!

Escrito pelo CEO da Cliente Agente, Kleber de Paula.

Este título é proposital, portanto meu intuito é chamar a sua atenção.

Peço desculpas a Porto Seguro, empresa que respeito e admiro, por usar o “antônimo” de sua “hashtag” mais empática para comigo e meus colegas.

Justifico a minha ousadia, oferecendo os motivos pelas quais nenhum corretor que conheço se comporte de forma que justifique ser para sempre, eu e alguns, embora ainda estamos longe de conseguir.

O cliente não está no centro. Ouço muitos colegas dizendo que este ou aquele produto não dá dinheiro, ou que o produto A paga mais do que o B. Assim, focados em produtos nunca teremos o foco nas necessidades reais do indivíduo.

Não construímos jornada. Paramos na retenção, sendo muitas vezes mais obtida pelas barreiras de saída, criadas pelo cenário ou pelas cias do que pela experiência do consumidor. Ele mesmo nem sempre se considera fiel.

Não criamos conexão. Nossa cultura de vender, cadastrar (nem sempre) arquivar e ligar no ano seguinte, criou uma distância enorme e a aproximação tem sido um grande desafio, pois nem todo cliente quer a aproximação. Basta ver que existem corretoras com 10 mil clientes com 100/200/300 pessoas seguindo nas redes.

Quando indagados, muitos corretores dizem que redes sociais não vendem. Como se ir a eventos garantissem vendas, redes sociais são para criar relacionamento, as vendas são consequência deste modelo perpétuo.

Não oferecemos conteúdo. Raríssimas corretoras possuem um blog, ou entregam conteúdo educativo aos seus clientes, ou sociedade. Conteúdo não falta, o seguro ainda é um código para a maior parte da população, e nós sabemos muita coisa que podemos compartilhar.

Os produtos não possuem uma jornada digital. A maioria das Cias ainda está em busca de produtos que oferecem uma experiência positiva para o consumidor e quando conseguirem vão precisar de “vitrine”.

As corretoras não têm vitrine. Sem redes sociais, sem presença digital de fato, sem um trabalho de conexão e jornada, como os produtos digitais serão vendidos?

Milhares de corretores nem tem sites…

Muita gente ainda está debatendo na esfera política, e é muito necessário, mas o que vai permitir o crescimento é o foco no consumidor e a adaptação das corretoras ao novo cenário, porque quem decide é o cliente.

Não vemos, por exemplo, sistemas de gestão com api’s abertas e a introdução de ferramentas que coloquem marketing, social mídia e gestão das métricas no dia a dia das corretoras. Quase ninguém segmenta sua base de clientes e a analisa.

Falta brand. Não precisamos ser uma Coca-Cola, mas desenvolver diferencial e comunicar faz muita diferença. Se nós sermos “todos iguais”, o preço sempre será uma, ou a única forma de nos diferenciar.

Com isto, seguimos manuseando dados como se fossem um estoque de peças, não segmentando e analisando-os para entender perfis, necessidades e oferecer solução para as dores certas e no momento certo.

“Ah, mas meu foco é seguro de carro, meu foco é seguro saúde…”

Tudo bem, então é preciso criar um ecossistema de informação e orientação, porque o foco do cliente é conveniência, de preferência com quem ele confia. Na falta de oferta ele acaba nas mãos dos gerentes de banco, que mesmo sem ter opções de produtos vendem com certo sucesso.

Existem necessidades óbvias de crescer, ganhar escala, e isto pode ser feito de diversas formas, mas dedicar um tempo para entender como criar uma experiência, atrair de forma inusitada, tornar o seguro mais palatável hoje pode definir como será o futuro desta profissão, que é tão importante.

O open insurance vai redefinir muita coisa, vai colocar em questão a “propriedade dos dados”. Mas antes do open insurance precisamos investir no open mind.

Nem tudo dá resultado rápido, mas nem por isto é menos importante!

Já ouvi corretor com medo de fazer pesquisa NPS, imagine só, se é justamente em pesquisa que entendemos onde podemos corrigir as falhas.

Sem conexão, jornada, experiência, entrega de conteúdos e empatia de fato, vai ser duro encarar os próximos anos.

Sem uma cultura disseminada, através de clientes promotores, sem algum nível de colaboração, ninguém vai escalar, e nem através de nós.

Sim, podemos ser para sempre, se mudarmos, ainda que o nome seja corretor. Mas se não mudarmos, estaremos na história, como aqueles que abriram o mercado um dia, mas foram extintos por não ver o óbvio.

Espero estar errado, ao escrever esse título.

3 comentários em “Corretor não é para sempre!”

  1. É desse jeito! Inovar no relacionamento com o cliente, que deixa de ser cliente e se torna amigo da corretora e de seu corretor, porque este ao invés de vender qualquer seguro, oferece um produto e serviço como se fosse pra ele mesmo, entendendo a real necessidade do cliente. Desmitificando o seguro, sem medo de perder o cliente alienado, mas com o intuito de ganhar um cliente consciente e fidelizado.

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